Fonte: Prefeitura de Uberlândia
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que disponibiliza, gratuita e regularmente, doses contra a meningite nas 74 salas municipais de vacinação em Uberlândia. A secretaria reforça a importância da imunização de crianças e adolescentes contra a meningite e alerta que são inverídicas mensagens que circulam pela internet sugerindo ineficiência dos imunizantes disponibilizados pelo SUS. Muito pelo contrário: as vacinas aplicadas sem custo algum nos grupos prioritários protegem contra variados tipos de meningite.
A meningite pode ser fatal e somente uma ampla cobertura vacinal é capaz de oferecer maior proteção contra a doença. Em Uberlândia, a secretaria tem realizado campanha para vacinação contra meningite desde novembro de 2022, aplicando mais de 160 mil doses além das de rotina, atingindo 75% de cobertura em crianças e 60% em adolescentes, o equivalente às médias alcançadas nacionalmente. A ampla cobertura ideal deve passar de 95% e, portanto, aqueles que não se imunizaram devem contribuir procurando a rede pública municipal. As seguintes vacinas contra meningite são disponibilizadas nas salas:
- Meningocócica C – Aplicadas em crianças menores de um ano, aos três e cinco meses (com reforço ao completar um ano de idade).
- Pneumococica 10 – Aplicada em crianças com dois e quatro meses e reforçada quando completam um ano de idade.
- Vacina contra infecções causadas pelo Haemophilus influenza tipo B, conjugada com a pentavalente – Aplicada em crianças aos dois, quatro e seis meses de vida.
- Meningococica ACWY – Aplicada para adolescentes com idade entre 11 anos e 15 anos, 11 meses e 29 dias.
Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 21h. Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), exceto Morumbi e São Jorge, o horário de atendimento é das 8h às 21h. As doses disponibilizadas dependem do envio pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e do Ministério da Saúde.
Comments